Notícias integra 2011






















Um coral, em especial, não precisa emitir uma nota sequer para tocar o público. É o que faz o coral "Mãos que Cantam e Encantam", da entidade assistencial Integra, que atende há 18 anos portadores de deficiência auditiva em Sorocaba. O coral "canta" usando apenas as mãos, que são destacadas graças às luvas brancas.



Os integrantes usam a linguagem de sinais de forma sincronizada, acompanhando os movimentos do regente-intérprete. "Nunca havia visto e achei sensacional. Inesquecível. Com eles, percebemos que a música mexe até mesmo com quem não pode ouvi-la", afirmou a manicure Fátima dos Santos, que acompanhou a apresentação.



O regente Jonicler Real conduziu o coral adulto do Programa Mais Cultura, da Secretaria Municipal de Sorocaba. Formado por cantores com grande experiência na música coral, o grupo estará percorrendo até domingo (11) vários bairros de Sorocaba para levar clássicos natalinos à população.



Ruth Pardo entrou para o coral no ano passado achando que seria algo temporário, mas não o deixou mais. "É motivador, pois estamos levando nossa paixão a iniciativas de grande alcance, como o Vozes de Natal, mas também a bairros da periferia, onde muitas pessoas jamais tiveram a chance de ouvir ao vivo este tipo de música". Composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, o coral passa pelo natalino e também pelo popular, incluindo clássicos da MPB no repertório.



Um coral, em especial, não precisa emitir uma nota sequer para tocar o público. É o que faz o coral "Mãos que Cantam e Encantam", da entidade assistencial Integra, que atende há 18 anos portadores de deficiência auditiva em Sorocaba. O coral "canta" usando apenas as mãos, que são destacadas graças às luvas brancas.





hora

noticias 2012

or favor leiam e compatilhem...dedique alguns minutos em prol do próximo!!!
Trata-se de um amigo SURDO pedindo ajuda:
Trabalho com educação de surdos há 16 anos e sempre busquei me reciclar sabendo que por ser uma Lingua, a Libras possui atualizações, regionalismos e estrutura própria para sua aplicação e compreensão. Mas durante todo esse período lecionando e capacitando profissionais nunca tinha me sentido sem ação...sem poder ajudar...sem poder utilizar de minha bagagem para auxiliar neste acaso que descreverei abaixo:
Na madrugada de 23/06/2010 um pessoa surda apareceu na Rodovia Raposo Tavares, próximo a cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo dentro de uma chácara. O proprietário ouvindo os cachorros latirem saindo de sua casa se depara com um individuo desconhecido. Este entra em contato com a polícia acreditando se tratar de um ladrão, e a mesma rapidamente chega e o leva para delegacia. Chegando lá percebem que não se tratava de um ladrão e sim de um indivíduo surdo perdido buscando ajuda. Logo é encaminhado para o SOS do município onde lá está até a presente data. O que mais nos deixa literalmente com as mãos atadas é o fato deste indivíduo não se comunicar através da Libras, não ser alfabetizado e não possuir qualquer documento que o apresente a sociedade. Foi encontrado bem vestido...com alguns reais no bolso...mas deixou sua identidade para tras.Como ajudá-lo então??? Importante frizar que por não ter nenhum documento em mãos, não pode ingressar em uma empresa,,,ser matriculado em uma unidade escolar, enfim, não pode exercer nenhum direito que lhe cabe.
Assim passado praticamente dois anos do ocorrido, venho solicitar a ajuda de todos na divulgação deste vídeo para que chegue ao máximo de pessoas possíveis.
Quero agradecer ao amigo Bruno Cecim que realizou essa filmagem!!!
Qualquer informação que possa ajudá-lo pedimos que entrem em contato com a Intituição Integra -surdos de Sorocaba/SP pelo fone: (15) 3231-5778

Caso você o conheça, conheça sua família ou tenha alguma informação que possa colaborar para seu retorno a casa, favor entrar em contato com: • SOS Serviços de Obras Sociais - Itapetininga –SP (15) 3273-1304 • INTEGRA – Sorocaba – SP/ (15) 3231-5778 • Alexandre Henrique – Intérprete de LIBRAS Integra (15) 9712-9927 VAMOS NOS UNIR POR ESSA CAUSA!!!

Pesquisar integra surdo sorocaba

Seguidores

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Profissionais






Patrícia Trevisan Caetano











Formação Fonoaudiologia – ano de conclusão 1995 – Faculdades Integradas São Camilo. Experiência profissional Coordenadora Geral e Fonoaudióloga da INTEGRA – Profissionalização e Socialização do Deficiente Auditivo de Sorocaba - desde 1996 até o presente. Fonoaudiologia clínica desde 1996 até o presente, atendendo nas áreas de linguagem,...

Leia mais
...




Alessandra Melo de Carvalho










Pedagoga especializada em deficientes auditivos e em administração escolar com Curso de LIBRAS pela Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Coordenadora Pedagógica da INTEGRA Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba na qual desenvolve trabalhos diretamente com surdos...

Leia mais...





Alexandre Henrique Elias dos Santos










Pedagogo Especializado e pós-graduado em Educação Especial e LIBRAS intérprete de LIBRAS e Regente dos corais “Mãos que Cantam e Encantam” (Integra) e “Mãos Vivas” (SENAI – Sorocaba) e Mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO) Toda minha experiência na área de Educação Especial começou como que se já fosse ...
Leia mais...






2 comentários: