Notícias integra 2011






















Um coral, em especial, não precisa emitir uma nota sequer para tocar o público. É o que faz o coral "Mãos que Cantam e Encantam", da entidade assistencial Integra, que atende há 18 anos portadores de deficiência auditiva em Sorocaba. O coral "canta" usando apenas as mãos, que são destacadas graças às luvas brancas.



Os integrantes usam a linguagem de sinais de forma sincronizada, acompanhando os movimentos do regente-intérprete. "Nunca havia visto e achei sensacional. Inesquecível. Com eles, percebemos que a música mexe até mesmo com quem não pode ouvi-la", afirmou a manicure Fátima dos Santos, que acompanhou a apresentação.



O regente Jonicler Real conduziu o coral adulto do Programa Mais Cultura, da Secretaria Municipal de Sorocaba. Formado por cantores com grande experiência na música coral, o grupo estará percorrendo até domingo (11) vários bairros de Sorocaba para levar clássicos natalinos à população.



Ruth Pardo entrou para o coral no ano passado achando que seria algo temporário, mas não o deixou mais. "É motivador, pois estamos levando nossa paixão a iniciativas de grande alcance, como o Vozes de Natal, mas também a bairros da periferia, onde muitas pessoas jamais tiveram a chance de ouvir ao vivo este tipo de música". Composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos, o coral passa pelo natalino e também pelo popular, incluindo clássicos da MPB no repertório.



Um coral, em especial, não precisa emitir uma nota sequer para tocar o público. É o que faz o coral "Mãos que Cantam e Encantam", da entidade assistencial Integra, que atende há 18 anos portadores de deficiência auditiva em Sorocaba. O coral "canta" usando apenas as mãos, que são destacadas graças às luvas brancas.





hora

noticias 2012

or favor leiam e compatilhem...dedique alguns minutos em prol do próximo!!!
Trata-se de um amigo SURDO pedindo ajuda:
Trabalho com educação de surdos há 16 anos e sempre busquei me reciclar sabendo que por ser uma Lingua, a Libras possui atualizações, regionalismos e estrutura própria para sua aplicação e compreensão. Mas durante todo esse período lecionando e capacitando profissionais nunca tinha me sentido sem ação...sem poder ajudar...sem poder utilizar de minha bagagem para auxiliar neste acaso que descreverei abaixo:
Na madrugada de 23/06/2010 um pessoa surda apareceu na Rodovia Raposo Tavares, próximo a cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo dentro de uma chácara. O proprietário ouvindo os cachorros latirem saindo de sua casa se depara com um individuo desconhecido. Este entra em contato com a polícia acreditando se tratar de um ladrão, e a mesma rapidamente chega e o leva para delegacia. Chegando lá percebem que não se tratava de um ladrão e sim de um indivíduo surdo perdido buscando ajuda. Logo é encaminhado para o SOS do município onde lá está até a presente data. O que mais nos deixa literalmente com as mãos atadas é o fato deste indivíduo não se comunicar através da Libras, não ser alfabetizado e não possuir qualquer documento que o apresente a sociedade. Foi encontrado bem vestido...com alguns reais no bolso...mas deixou sua identidade para tras.Como ajudá-lo então??? Importante frizar que por não ter nenhum documento em mãos, não pode ingressar em uma empresa,,,ser matriculado em uma unidade escolar, enfim, não pode exercer nenhum direito que lhe cabe.
Assim passado praticamente dois anos do ocorrido, venho solicitar a ajuda de todos na divulgação deste vídeo para que chegue ao máximo de pessoas possíveis.
Quero agradecer ao amigo Bruno Cecim que realizou essa filmagem!!!
Qualquer informação que possa ajudá-lo pedimos que entrem em contato com a Intituição Integra -surdos de Sorocaba/SP pelo fone: (15) 3231-5778

Caso você o conheça, conheça sua família ou tenha alguma informação que possa colaborar para seu retorno a casa, favor entrar em contato com: • SOS Serviços de Obras Sociais - Itapetininga –SP (15) 3273-1304 • INTEGRA – Sorocaba – SP/ (15) 3231-5778 • Alexandre Henrique – Intérprete de LIBRAS Integra (15) 9712-9927 VAMOS NOS UNIR POR ESSA CAUSA!!!

Pesquisar integra surdo sorocaba

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Profissionais

Patrícia Trevisan Caetano










FormaçãoFonoaudiologia  CRFª 7715 – ano de conclusão 1995 – Faculdades Integradas São Camilo.


Experiência profissionalCoordenadora Geral e Fonoaudióloga da INTEGRA – Profissionalização e Socialização do Deficiente Auditivo de Sorocaba - desde 1996 até o presente.Fonoaudiologia clínica desde 1996 até o presente, atendendo nas áreas de linguagem, voz e fala. Audiometria clínica e industrial desde 1996 até o presente.Fonoaudiologia Escolar desde 1998 até o presente, assessoria a educadores, pais e alunos.


Aprimoramento profissional-Transtornos invasivos do desenvolvimento – 2009.-Processamento auditivo Central – teoria e prática – 2008.-Método das Boquinhas – alfabetização e reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita – 2008.-Elaboração de Projetos Sociais e sua Captação – 2005.- Distúrbios de Aprendizagem: teórico e prático – 2000.-Aluna ouvinte em neurolinguistica, curso de pós – graduação UNICAMP – 2000.


Participações em Simpósios/ Seminários/ Congressos- I Simpósio de Surdez de Sorocaba e região; participação na coordenação, promoção e divulgação do evento e apresentação de tema – 2007. - I Seminário de Educação e Surdez de Bauru – 2006.- IV Simpósio Nacional Sobre Captação de Recursos para o terceiro Setor – 2003.-IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia – 1999.- III Encontro Ibero – Americano de Fonoaudiologia – 1999.- I Semana Nacional de Prevenção da Surdez – 1997.-III Congresso Brasileiro de Laringologia e Voz, participação como autora do tema livre: “A influência do treinamento Vocal em cantores Adolescentes” – 1995.

Alessandra Melo de Carvalho









Pedagoga especializada em deficientes auditivos e em administração escolar com Curso de LIBRAS pela Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); Coordenadora Pedagógica da INTEGRA Profissionalização e Sociabilização do Deficiente Auditivo de Sorocaba na qual desenvolve trabalhos diretamente com surdos desde 1999, além de ministrar curso de LIBRAS aos atendidos, comunidade e seus familiares.Professora do Novo Telecurso para Deficientes do SENAI de Sorocaba e professora de Libras da UNIP de Sorocaba.

Minha experiência na área da Surdez começou quando ainda era criança onde brincava, ajudava e era “intérprete” de uma vizinha surda, desde então estar com pessoas especiais e auxiliá-los sempre foi comum em minha vida.E aqui estou tentando dar o melhor de mim, transmitindo, multiplicando, somando e buscando conhecimento. É com muita satisfação que apresento mais um material que preparei para você. Desejo a você um ótimo aprendizado desta fascinante língua. E como de costume não posso deixar de citar uma frase que sempre me acompanha. “Pois respeitar o surdo como cidadão é antes de mais nada querer que ele faça parte da nação.”



















Alexandre Henrique Elias dos Santos












Pedagogo Especializado e pós-graduado em Educação Especial e LIBRAS intérprete de LIBRAS e Regente dos corais “Mãos que Cantam e Encantam” (Integra) e “Mãos Vivas” (SENAI – Sorocaba) e Mestrando em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (UNISO)


Toda minha experiência na área de Educação Especial começou como que se já fosse certo afirmar: Seria professor de alunos especiais! Minha amada mãe, já lecionava em uma instituição denominada APAE quando nasci, e desde então começava a dar indícios do caminho que Deus me reservava. Sempre estive ao seu lado, aprendendo com sua experiência e dedicação. Tentei seguir alguns caminhos profissionais, mas pude perceber que minha história já estava traçada. Lecionei para algumas entidades como educador e orientador em núcleos de trabalho para alunos especiais. Hoje após 36 anos dedicados a essa causa, e desde 1996, voltado a utilização da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) junto a pessoa surda, ministrando cursos, capacitações, oficinas a esse público, me sinto honrado não somente de transmitir conhecimentos, mais sim de somá-los junto a você por meio desse site que servirá como guia de estudo para sua inserção na cultura surda.








Profissionais